Love Bombing: o que significa?

Love Bombing: o que significa? -Love bombing significa algo como “bombardeio de amor”. O que parece bom no começo – afinal, todos nós desejamos mais amor – é na verdade uma forma de abuso emocional.

O fenômeno em si é fácil de explicar: o parceiro praticante, ou seja, “Love Bomber”, torna outra pessoa dependente dele, enchendo-a de atenção e carinho e enfatizando repetidamente o relacionamento único entre ele e sua vítima.

Algumas ”frases-chave” típicas, usadas por um Love Bomber são:

  • “Ninguém nunca me tocou tanto quanto você!”
  • “Devemos ser almas gêmeas!”
  • “Eu estive procurando por alguém como você toda a minha vida!”
  • “Eu nunca estive tão próximo emocionalmente de ninguém quanto você!”
  • “Eu nunca mais quero ficar sem você!”

Tais declarações são feitas logo após se conhecerem e não, como costuma acontecer em um relacionamentos saudável, depois de vocês estarem juntos por um tempo.

As vítimas, que anseiam pelo amor, acreditam no que o Love Bomber lhes diz e muitas vezes têm a sensação de que encontraram o amor.

Novos relacionamentos, nos quais vocês só têm olhos um para o outro, muitas vezes falta a visão que lhe diz que algo não está bem.


Mas como você realmente distingue o afeto saudável do “bombardeio de amor” abusivo? E por que alguém faria isso, ou seja, banhar alguém com amor, se tudo isso não for feito honestamente?

Como quase todos os fenômenos de namoro abusivo, o bombardeio de amor é sobre o exercício do poder.

Ao dar atenção à sua vítima no início e, assim, criar uma dependência emocional, o homem-bomba pode controlá-la melhor.

Nesse momento, um homem-bomba tende a retirar habilmente sua afeição, em vez de resolver o conflito em jogo.

Como resultado, a vítima que, por exemplo, disse que gostaria que o Love Bomber fizesse mais pela casa, de repente se sente mal amada e culpada.

Por isso, retoma os afazeres domésticos, que eram tema de conflito. O Love Bomber então volta para como a vítima o conhece, ou seja, amoroso e carinhoso, a relação volta a ser harmoniosa.

No entanto, um olhar corretivo de fora rapidamente deixa claro: nada está bom aqui.

O narcisista não apenas se esquivou do trabalho doméstico, mas também manipulou sua parceira a ponto de se sentir tão culpada que aceita o trabalho extra apenas para receber de volta o tipo de amor exuberante que merecia e agora está acostumada.

Espiral de dependência e violência emocional

Esse jogo costuma ser repetido até que ambos os parceiros se encontrem num relacionamento dependente do qual não podem mais sair sem ajuda.

O parceiro detentor do poder, na maioria das vezes, torna-se cada vez mais emocionalmente cruel e duro com sua retirada espontânea do amor, a vítima, que deseja nada mais do que tudo voltar a ser como era no início do relacionamento, torna-se mais e mais dependente dos caprichos do parceiro.

Muitas vezes, as vítimas não percebem que a violência está realmente envolvida, afinal seu parceiro nunca levanta a voz ou bate nela diretamente, mas simplesmente retira sua proximidade física ou afeto por períodos curtos ou longos de tempo.

E como exatamente isso pode ser distinguido de relacionamento saudável e comportamento de namoro? É certo que não é tão fácil. Relacionamentos não acontecem da noite para o dia, eles só se desenvolvem com o tempo. Apaixonar-se perdidamente pode acontecer, mas é aí que o suporte de amigos que não usam ”óculos cor-de-rosa” também pode ajudar.

Como escapar desse bomdardeio de amor de um narcisista?

E se você perceber tarde demais que está em um relacionamento com o chamado homem-bomba do amor?

Nem todo mundo que cobre seu parceiro com amor e carinho e alguns dias simplesmente não sente vontade de abraçar o faz com um motivo oculto.

Falar sobre isso abertamente pode ajudar a resolver o problema de proximidade, distância para o qual os bombardeiros amorosos muitas vezes não fazem sentido.

O mais tardar, quando o parceiro reage a tal confronto com mais retirada do amor, é hora de fazer as malas e partir.

Porque então a probabilidade é muito alta de você estar lidando com alguém que está realmente se comportando de forma abusiva e nem mesmo está disposto a refletir sobre seu comportamento.

E violência emocional ainda é violência, mesmo que tenha um amor verdadeiro.

Baixe seu e book gratuito:

https://narcisistaolivro.com/baixe-seu-ebook-gratuito-sobre-narcisista/

Leia também: https://narcisistaolivro.com/2023/05/03/narcisismo-o-que-e-e-como-indentifica-lo/


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *