Narcisismo: o que é e como indentificá-lo

Narcisismo: o que é e como indentificá-lo

Narcisismo: o que é e como indentificá-lo – O narcisismo é um auto-envolvimento extremo na medida em que faz uma pessoa ignorar as necessidades das pessoas ao seu redor. Embora todos possam apresentar um comportamento narcisista ocasional, os verdadeiros narcisistas frequentemente desconsideram os outros ou seus sentimentos. Eles também não entendem o efeito que seu comportamento tem sobre outras pessoas.

É importante observar que o narcisismo é um traço, mas também pode fazer parte de um transtorno de personalidade maior. Nem todo narcisista tem transtorno de personalidade narcisista, pois o narcisismo é um espectro. As pessoas que estão na extremidade superior do espectro são aquelas classificadas como TPN, mas outras, ainda com traços narcisistas, podem ter somente alguns traços, o que é muito comum, pois todos nós temos um pouco deles.

A causa do narcisismo não é conhecida. Mas pode ser vinculado ao seu:

Ambiente: Seus pais podem ter lhe dado muita adoração ou muitas críticas que não correspondiam às suas experiências e conquistas reais.


Genética: O narcisismo pode estar ligado às suas características herdadas, incluindo certos traços de personalidade.


Neurobiologia: Esta é a conexão entre seu cérebro, comportamento e pensamento.
As pessoas que mostram sinais de narcisismo podem ser muito charmosas e carismáticas.

Eles geralmente não mostram um comportamento negativo, imediatamente, nos relacionamentos. As pessoas que mostram narcisismo geralmente gostam de se cercar de pessoas que alimentam seu ego. Eles constroem relacionamentos para reforçar suas ideias sobre si mesmos, mesmo que esses relacionamentos sejam superficiais.

Tipos de narcisismo

Existem dois tipos de narcisismo, os dois tipos podem ter características comuns, mas vem de diferentes experiências da infância. Os dois tipos também determinam as diferentes maneiras pelas quais as pessoas se comportarão nos relacionamentos interpessoais.

Narcisista grandioso

As pessoas com esse comportamento provavelmente foram tratadas como se fossem superiores ou superiores aos outros durante a infância. Essas expectativas podem acompanhá-los à medida que se tornam adultos. Eles tendem a se gabar e ser elitistas.

Aqueles com narcisismo grandioso são agressivos, dominantes e exageram sua importância. Eles são muito autoconfiantes e não são sensíveis.

Narcisista vulnerável

Esse comportamento geralmente é resultado de negligência ou abuso na infância. Pessoas com esse comportamento são muito mais sensíveis. O comportamento narcisista ajuda a protegê-los contra o sentimento de inadequação. Mesmo que eles se sintam inferiores ou superiores aos outros, eles se sentem ofendidos ou ansiosos quando os outros não os tratam como se fossem especiais.

Sinais de narcisismo

O narcisismo ainda está sendo estudado e explorado, pois muitos narcisistas e pessoas com transtorno de personalidade narcisista não procuram tratamento. Mas existem alguns traços comuns de pessoas com comportamento narcisista que você pode identificar.

Senso de direito

Um sinal comum de pessoas com narcisismo é a crença de que são superiores aos outros e merecem um tratamento especial. Eles acreditam que os outros devem ser obedientes aos seus desejos e que as regras não se aplicam a eles.

Comportamento manipulador

Outro traço comum do narcisismo é o comportamento manipulador ou controlador. Um narcisista tentará primeiro agradá-lo e impressioná-lo, mas, eventualmente, suas próprias necessidades sempre virão em primeiro lugar.

Ao se relacionar com outras pessoas, os narcisistas tentarão manter as pessoas a uma certa distância para manter o controle. Eles podem até explorar os outros para ganhar algo para si mesmos.

Necessidade de admiração

Um dos sinais mais comuns de um narcisista é uma necessidade constante de elogios ou admiração. As pessoas com esse comportamento precisam sentir a validação dos outros e muitas vezes se gabam ou exageram suas realizações para obter reconhecimento. Eles também gostam de se sentir apreciados para aumentar seu ego.

Falta de empatia

A falta de empatia é outro sinal de narcisismo. Isso significa que o narcisista não quer ou não consegue simpatizar com as necessidades, desejos ou sentimentos de outras pessoas. Isso também torna difícil para eles assumirem a responsabilidade por seu próprio comportamento.

Arrogância

As pessoas com comportamento narcisista já se consideram superiores aos outros, por isso podem se tornar rudes ou abusivas quando não recebem o tratamento que acham que merecem. Embora se considerem superiores, podem falar ou agir rudemente com aqueles que consideram inferiores.

Outros sinais:
  • Um senso de auto-importância, exagerando suas realizações e talentos
  • Uma preocupação com fantasias de sucesso, poder ou brilhantismo
  • Uma crença de que eles são mais especiais ou únicos do que outros e só devem se associar a outras pessoas de alto status
  • Inveja dos outros ou a crença de que os outros têm inveja deles
  • Insistindo que eles têm o melhor de tudo
  • Sentindo que merecem privilégios e tratamento especial

Fonte: https://www.webmd.com/mental-health/narcissism-symptoms-signs

Tradução e adaptação: Mabel Miller

Baixe seu e book gratuito sobre narcisismo: https://narcisistaolivro.com/baixe-seu-ebook-gratuito-sobre-narcisista/

Leia também: https://narcisistaolivro.com/2023/05/02/5-filmes-sobre-narcisistas-e-psicopatas-para-abrir-sua-mente/

Narcisismo: o que é e como indentificá-lo


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *