5 filmes sobre narcisistas e psicopatas para abrir sua mente

O narcisismo vai além de apenas auto-absorção e vaidade: pode se transformar em crueldade, obsessão vingativa, decepção duradoura e sabotagem encoberta. Como sabemos pela pesquisa, o narcisismo pode incluir uma grave falta de empatia, um senso excessivo de direito, inveja maliciosa e comportamento agressivo.

A psicopatia dá um passo adiante com a falta de remorso, violência sádica e comportamentos criminosos. Narcisistas e psicopatas costumam usar táticas de manipulação, como gaslighting, para distorcer a realidade e a percepção de suas vítimas.

Neste artigo, veremos alguns dos melhores filmes que retratam o narcisismo e o gaslighting de maneiras poderosas:

Revelação (2000)

Estrelado por Harrison Ford e Michelle Pfeiffer, este thriller sobrenatural nos leva a uma misteriosa montanha-russa emocional até as profundezas da verdade.

Claire e seu marido Norman descobrem o que parece ser um espírito assombrando sua casa, que tem o poder de expor segredos muito mais profundos sobre o marido de Claire.

O filme é elaborado para retratar as maneiras sutis como o gaslighting pode ser usado para patologizar as vítimas e manter a ilusão sobre seus olhos.

No filme, uma vítima ajuda a outra a descobrir a verdade sobre o que está sob a superfície por meio de uma série de eventos paranormais perturbadores. Este é um gesto poderosamente comovente, mesmo que essa ajuda venha do além-túmulo.

Nunca mais (2002)

Nunca mais é sobre sobrevivência estratégica e aprender a revidar.

A personagem principal do filme é Slim ( Jennifer Lopez), uma esposa que aprende a derrotar seu narcisista por meio de treinamento de autodefesa em Krav Maga.

As táticas de bombardeio de amor e gaslighting que seu marido usa para “fisgar” Slim no começo, retratando-se como um cavaleiro atencioso em armadura brilhante apenas para começar a abusar dela quando ela está “presa” e tem um filho com ele. são táticas clássicas de abuso do narcisista maligno.

Seu marido narcisista como um predador que se sente no direito de abusar, trair e maltratar Slim e “sempre consegue o que quer”, indo tão longe a ponto de persegui-la e assediá-la sem parar quando ela foge, ressoará com muitos sobreviventes de narcisistas e psicopatas.

Garota exemplar (2014)

Garota exemplar retrata as táticas brutais de uma psicopata e narcisista que arma o estereótipo da “donzela em perigo” para punir seu marido.

Amy Dunne usa estratégias de piedade e finge seu próprio assassinato para evocar a simpatia das massas enquanto coloca os holofotes da culpa em seu marido.

Esta é uma trama cuidadosamente construída que ela orquestra depois que descobre o caso de seu marido com uma aluna.

Aprendemos no filme até onde uma pessoa psicopata irá para se vingar e recuperar o poder e o controle.

Além disso, também vemos como eles são camaleônicos, mudando para diferentes papéis e identidades para cumprir suas agendas. Embora muitos tenham identificado corretamente Amy como uma narcisista psicopata, há muitas maneiras de interpretar esse filme de sucesso.

É claro que seu marido misógino exibe alguns traços e qualidades narcisistas comuns – embora ele esteja fora de seu alcance quando se trata de sua esposa calculista.

Este é o filme por excelência que você deseja assistir se sempre quis uma resposta para a pergunta: “O que acontece quando um psicopata encontra um narcisista nos jogos mentais sem fim de um casamento tóxico?”

5 filmes sobre narcisistas e psicopatas para abrir sua mente

A garota do trem

Rachel Watson é uma mulher recém-divorciada que passa os dias bebendo e andando de trem.

Ela começa a observar a vida de um casal aparentemente feliz, morando ao lado de seu ex-marido e sua nova esposa.

Um dia, ela testemunha algo surpreendente neste relacionamento que a leva a se tornar parte de uma investigação de homicídio. Tudo isso desvenda sua vida e a verdade sobre o que realmente aconteceu em seu casamento.

O que ela descobre é que seu marido tentou minar seu senso de realidade e a fez duvidar de suas memórias de eventos importantes.

O filme é um ótimo thriller psicológico que cobre muitos dos elementos chave do gaslighting, incluindo o papel que a coerção do abuso de substâncias pode desempenhar no campo da violência doméstica.

Medo (1996)

O filme ”Medo” é antigo, porém bom. É um thriller psicológico sobre Nicole, de 16 anos (Reese Witherspoon), que se envolve no charme abusivo de um psicopata narcisista chamado David (Mark Wahlberg).

Enquanto sua família tenta protegê-la de David, Nicole se torna mais arraigada em um relacionamento abusivo com ele, que desenvolve uma fixação por Nicole.

O filme se transforma numa luta pela sobrevivência enquanto David e seus amigos planejam vingança e planejam uma invasão de domicílio.

O medo destaca como os predadores psicopatas se insinuam com suas vítimas, enquanto as isolam de seus entes queridos.

Ele destaca as consequências de se envolver com um manipulador que acaba assumindo o controle de toda a sua vida.

Baixe seu e book sobre narcisismo grátis: https://narcisistaolivro.com/baixe-seu-ebook-gratuito-sobre-narcisista/

Leia também: https://narcisistaolivro.com/2023/05/08/como-sei-se-estou-num-relacionamento-doentio/

5 filmes sobre narcisistas e psicopatas para abrir sua mente

https://taryanarocha.com.br/


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *